O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu uma comissão para analisar as propostas de retorno dos eventos Cavalgadas e Exposição Agropecuária de Porto Velho, encaminhadas pelo deputado estadual Adriano Boiadeiro (PRP) e pela Associação dos Cavaleiros de Rondônia, representada pelo presidente Edson Batista. A reunião aconteceu nas dependências do Teatro Banzeiros, no dia 19/04, pela manhã, sendo a comissão composta pelo Secretário Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Carlos Gutemberg; a Presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Jória Lima, o Coordenador da Coordenadoria Municipal de Comunicação (Comdecom), Emerson Lopes; o Procurador Geral do Município, Carlos Dobbis, técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz); assessores do deputado, da Associação e das secretarias municipais. Representando o Ministério Público de Rondônia, estava presente Fabiana Reichert.
Entre as proposições encaminhadas, destacou-se a de mudança de percurso para a Cavalgada, em que se passaria a não mais utilizar o eixo central da cidade, mas o percurso pelas ruas Amazonas e Mamoré em direção à Zona Leste; a de que não seja mais realizada carreatas junto à Cavalgada; a de que o parque de exposições para a realização da Exposição Agropecuária seja levantado na Zona Leste, tendo-se demonstrado que uma área apropriada, de 8.500 m² de dimensões, já está sendo observada como local passível de ser utilizado e, também, a proposta de que a Prefeitura elabore um decreto permitindo a realização desses eventos.
A reunião aconteceu em continuidade a um primeiro encontro que foi realizado no dia 04 de abril, em que algumas dessas propostas já haviam sido encaminhadas à Prefeitura. Agora, os assuntos foram retornados observando já alguns estudos realizados pelos secretários e técnicos municipais e, também, com algumas observações do Ministério Público.
No parecer do deputado Adriano Boiadeiro a reunião foi muito proveitosa. “Saio convencido de que os órgãos aqui reunidos têm competência para encaminhar a proposta de retorno desses eventos, pois Porto Velho não pode abrir mão de atrações tradicionais que são bastante prestigiadas pelos cidadãos. A Cavalgada é importante para alavancar a Exposição, ela dá visibilidade para o grande acontecimento, por isso é que estamos insistindo que ela seja feita de forma tradicional, sem veículos e nem se misturando a outras manifestações culturais não condizentes com o estilo da Exposição”, explica Boiadeiro.
Para a Associação, igualmente, os resultados da reunião são vistos como muito positivos. “Saímos satisfeitos com o interesse demonstrado pelo município em resgatar a Cavalgada em Porto Velho. Entendemos que os problemas com a antiga legislação, que acabou por limitar a promoção desses eventos, agora possam ser resolvidos, tendo em vista que a Prefeitura está interessada e está procurando realizar tudo em acordo com as indicações do Ministério Público”, esclarece Edson Batista.
“A retomada da Cavalgada e da Exposição é importante para Porto Velho, mas também queremos que tudo seja devidamente regulamentado por legislação clara. Assim, procuramos reunir o Ministério Público com os interessados. Nós nunca vimos a ação do Ministério Público como interferência nas nossas iniciativas, o fato é que temos que procurar realizar as coisas como elas devem ser realizadas. Por isso, saímos dessa reunião com a incumbência de avançar no sentido de estender um caminho para a retomada desses eventos, passe isso pela apresentação de um decreto ou pela mudança da lei, certamente, vamos procurar o que seja correto e ao mesmo tempo ágil, pois queremos oferecer aos munícipes esses eventos ainda nesse ano”, declara o prefeito.
Por: Renato Menghi
Fotos: Medeiros