O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, participou no sábado (09/03), da inauguração do Centro de Treinamento do Clube Avaí de Porto Velho, que contou também com a presença do Presidente Nacional do Clube, João Nílson Zonino. Esta é a quarta escolinha inaugurada em Rondônia. As cidades de Ariquemes, Cacoal e Vilhena já contam com um CT do Avaí. Nazif parabenizou pela iniciativa do grupo em trazer à capital rondoniense a oportunidade de descoberta de talentos do futebol. “Este é um clube respeitado, que vem realizando um grande
trabalho por todo o Brasil. Não só instalando escolinhas de futebol, mas proporcionando que estas crianças e jovens aproveitem o contraturno da escola de maneira saudável. E com certeza o Avaí estará muito bem representado pelos atletas de Porto Velho”, disse o prefeito.
Mauro Nazif sinalizou ainda uma futura parceria. “Hoje temos poucos recursos para atender ao esporte, mas com a parceria da Câmara Municipal vamos tentar um remanejamento para que possamos ampliar esse atendimento e fechar parcerias com os clubes e entidades que realizam este tipo de trabalho. Investir oitenta, noventa reais, num jovem que terá uma boa formação social através do esporte, é um valor pequeno diante dos dois mil e duzentos reais que custa ao Estado um presidiário. Oportunizar que nossa juventude tenha opções saudáveis para sua formação será sempre o melhor investimento”, frisou o prefeito.
O presidente do Avaí, João Nílson Zonino, que esteve pela primeira vez em Porto Velho destacou que o Clube tem tido resultados positivos em Rondônia. Citou o jogador Marrone, revelado aqui e hoje na equipe profissional. “Queremos que mais jovens cheguem ao profissional, que brilhem com categoria e nos dê muito orgulho. E no que depender do Avaí, estaremos realizando um trabalho de primeira e vamos encontrar muitos talentos”, disse Zonino.
O cônsul do Avaí em Rondônia, Roberto Luiz das Dores, enfatizou que toda a equipe está empenhada e que muito menos do que se espera o trabalho dará frutos. “Temos bons atletas que só precisam de uma força. E o Avaí é esta força que faltava em Porto Velho. Queremos despertar muitos talentos e representar muito bem o estado aqui e lá fora”, disse ele.
União
A secretária de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Cleidimara Alves, que também prestigiou a inauguração do CT, elogiou o projeto do clube na capital. “Governo e Município devem apoiar este projeto e todos os demais que buscam esta prática esportiva, a integração dos jovens. Como ex-atleta falo da importância de se investir no esporte. Fui jogadora de vôlei profissional, e foi por meio deste esporte consegui bolsa de estudos, uma boa formação escolar. E no que for preciso estarei em busca de apoiar este tipo de iniciativa”, relatou Cleidimara.
O secretário municipal adjunto de Esportes e Lazer de Porto Velho, Evaldo Silva, também esteve presente. Ao final dos discursos, sob o comando da diretora social do CT Avaí Porto Velho, Nacy Furlani, foi realizado um desfile dos uniformes do clube e ainda a apresentação dos primeiros alunos que já se inscreveram no projeto.
O treinador do Avaí Porto Velho, Guido Quêtto, explicou que os atletas terão reunidos juntamente com seus pais a cada 15 dias e que serão distribuídos em quatro categorias. “Estas reuniões serão importantes para que os atletas trabalhem integrados com a família. Será uma forma também de termos o controle do desempenho dentro e fora de campo destes atletas. Pois é preciso que haja esforço nos treinos, mas também bom desempenho na escola e um bom relacionamento com a família. Estes são alguns dos nossos princípios”, disse Guido que explicou ainda que todos os semestres os atletas passarão pela peneira do time.
Por: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry