A Prefeitura de Porto Velho inaugurou nesta quinta-feira, 27, a escola municipal Ely Bezerra de Salles, localizada no loteamento Parque Amazônia, bairro Marcos Freire, na zona Leste da cidade. A escola de ensino fundamental foi criada pela Lei nº 1.989, de 14 de março deste ano, para atender a demanda daquela região, tendo em vista que as escolas vizinhas não estavam suprindo a necessidade da comunidade.
O novo estabelecimento tem capacidade para atender 720 alunos do 1º ao 5º ano residentes no Marcos Freire e adjacências, nos períodos da manhã e tarde. A obra custou R$ 3,38 milhões, recursos oriundos de um convênio assinado entre a Prefeitura de Porto Velho e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A escola foi construída com 12 salas de aulas, três laboratórios (informática, línguas e ciências), biblioteca, auditório, cozinha, refeitório coberto, área de serviço, depósito de alimentos e de materiais de limpeza, quadra coberta com arquibancada, paisagismo, pátio coberto, oito banheiros (ambos adaptados para cadeirantes, sendo dois para os funcionários), secretaria, sala de arquivo, coordenação e sala de professores.
Representando o prefeito Emerson Castro na solenidade, a secretária municipal de educação, Maria de Fátima Ferreira, lembrou da tarefa da secretaria em relação a educação no município de Porto Velho. “Nesses oito anos a prefeitura vem trabalhando esse objetivo que é o de ofertar uma educação de qualidade a todos os alunos da rede municipal de ensino, além de formar e promover as potencialidades básicas dos estudantes, investindo na formação continuada dos profissionais, desenvolvendo, ainda, práticas inovadoras baseadas na ação reflexão e no fortalecimento de parcerias internas e externas”, afirmou a secretária.
Fátima Ferreira lembrou ainda que o nome do estabelecimento é uma homenagem que o município presta ao professor Ely Bezerra, que foi secretário adjunto da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), falecido em março de 2011, em um acidente de carro na rodovia 364, que também vitimou o ex-deputado federal Eduardo Valverde. “O nosso amigo e companheiro Ely partiu de uma forma prematura, mas deixou um legado que ajudará a consolidar o sonho de todos nós, que é a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária, ética e moralmente decente”, afirmou.
Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry