Nesta quarta-feira, 12, a partir das 8h, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) junto com o Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac) estará oferecendo o Curso de Capacitação em Emergências Cardiológicas, ministrado pela Enfermeira Jandra Cibele (Especialista em Cardiologia, Terapia Intensiva e Educação Profissional em Saúde) para Enfermeiros que atuam nas UPAs, Policlínicas e Samu objetivando a capacitação dos mesmos para atuarem no atendimento aos clientes com problemas cardiológicos.
Segundo a secretária da Semusa, Ângela Ribeiro, o infarto agudo do miocárdio é uma síndrome coronária que exige um atendimento imediato. “Na maioria dos casos existe um retardo no reconhecimento e na valorização de seus sinais e sintomas. Devido a este problema e a gravidade da situação, cerca de 1/3 das pessoas que tem infarto agudo do miocárdio morrem antes de chegar ao hospital”, observou.
Ela lembra que o maior benefício é alcançado quando a terapia trombolítica é administrada ao paciente. “Contudo, poucas são as pessoas que são beneficiadas por este tipo de terapia. A decisão audaciosa e correta da administração municipal em disponibilizar para o SUS, uma medicação de alto custo que é utilizada nos melhores centros de referência em urgência e emergência cardiovasculares, como os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo foi fundamental para que vidas estivessem sendo salvas”, disse ela.
O medicamento é o tenecteplase, um trombolítico que, se utilizado com as indicações precisas, no momento correto, salva muitas vidas. No primeiro momento “foram capacitados os médicos e agora fechando o ciclo, os enfermeiros”, finalizou.
Por: Meiry Santos/Renata Pimentel
Fotos: Arquivo