Caminhões caçambas reforçam serviços de coleta do lixo em Porto Velho

06/Dez/2012 - 05:32

CacambasLixoAA partir da próxima semana, os serviços de coleta de lixo em Porto Velho contarão com reforço para garantir a regularidade das escalas. A prefeitura da Capital autorizou a locação de quatro caminhões caçambas que irão atuar nos bairros periféricos. “Trata-se de uma medida adotada anualmente na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, uma vez que nesta época, por conta das festas de natal e ano novo, o volume de resíduos sólidos aumenta em até 30%”, explicou o coordenador de limpeza urbana, Wilson Correia.

O coordenador informou, ainda, que embora a prefeitura autorize a locação dos veículos, todos os custos serão pagos pela empresa responsável por executar a coleta, que é a Ecoporto, antiga Marquise. “Como se trata de uma concessão de serviço público, é necessária a autorização da prefeitura para tal procedimento, o que não implica em qualquer ônus para os cofres do Município”, enfatizou.

CacambasLixoBWilson Correia disse que o reforço na frota responsável pelo recolhimento do lixo na Capital se faz necessário não somente pelo aumento do volume dos resíduos produzidos, mas também porque muitas vias não pavimentadas ficam encharcadas e não suportam o peso dos caminhões coletores. Ele ressaltou que pelo fato de serem mais pesados e terem maior capacidade de carga, os caminhões coletores correm o risco de ficar atolados.

Coletores

Até o final de dezembro, segundo o coordenador de limpeza urbana da prefeitura, chegarão quatro novos caminhões coletores (carros do lixo) para reforçar a frota em definitivo e garantir a regularidade dos serviços. Os caminhões irão atuar nas regiões centrais da cidade e as caçambas nos bairros afastados. CacambasLixoCPassado o período chuvoso, os carros coletores poderão também recolher o lixo na periferia, nas ruas não pavimentadas.

Na avaliação de Wilson Correia, é mais um “salto” que a prefeitura dá para garantir o cumprimento das escalas de coleta. Com isso, evita o entupimento da rede de drenagem, zela pelo meio ambiente, garante trabalho aos catadores de materiais recicláveis e melhora a estética da cidade, além de contribuir para evitar doenças. Mais uma vez ele apelou para que as pessoas não joguem lixo nas ruas para evitar alagações.

Por Augusto José

Fotos: Frank Néry/ Divulgação