Prefeitura de Porto Velho deve receber o restante do Fitha 2011, até dia 20

05/Dez/2012 - 09:41

der2Em uma reunião na tarde desta terça feira, 04, no Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, a chefe de gabinete e secretária municipal de Obras de Porto velho, Miriam Saldaña recebeu a confirmação de que até o dia 20 deste mês de Dezembro, o Governo do Estado estará repassando ao município o restante do valor do Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), ainda de 2011.

Também participaram da reunião, a secretária municipal de Fazenda, Ana Cristina da Silva, o diretor superintendente do DER, Lucio Mosquini e a deputada estadual Epifânia Barbosa. Até o momento, o governo do Estado repassou para a prefeitura de Porto Velho, apenas R$ 500 mil. “A finalização deste repasse do Fitha é de suma importância para o município, uma vez que neste período de fechamento de relatórios, quitações de dívidas, a prefeitura precisa deixar todos os compromissos acertados para a próxima administração”, enfatizou Miriam Saldaña.der

Do valor total do convênio,  aproximadamente R$ 2.300 milhões, a prefeitura ainda deve receber o valor de cerca de R$ 1.800 milhão, recursos que serão usados para quitar os compromissos do objeto do convênio que foi a aquisição de maquinários como 05 caminhões caçamba, 01 pá carregadeira,  01 retroescavadeira e 01 motonivelador.

De certa forma os recursos repassados através do Fitha são um reforço aos caixas das prefeituras, e podem ser usados em obras de recuperação de estradas, pavimentação de rodovias e ruas; compra de máquinas, de combustível e peças para máquinas, além da construção de casas populares. A assinatura dos convênios é firmada com a entrega dos projetos e documentação por parte das der1prefeituras.

No caso de Porto Velho, os equipamentos comprados pela prefeitura já estão em uso e foram muito bem aproveitados pelas secretarias que executam obras de asfaltamento, drenagem, limpeza além dos trabalhos de recuperação e conservação das estradas vicinais. “Temos a certeza de que todo o trabalho realizado pela prefeitura para beneficiar a população da cidade que teve suas ruas asfaltadas e das centenas de famílias e produtores que dependem das estradas, foi um investimento muito importante para nosso município. Isso com certeza vai facilitar  a vida de muitas pessoas, mas agora nós precisamos pagar os maquinários adquiridos, e estamos confiantes que o Estado vai cumprir o repasse do restante de recursos do Fitha para Porto Velho”, afirmou a secretária municipal de Obras.

Por Nara Vargas
Fotos: Leandro Moraes