Sine de Porto Velho capacita servidoras para o novo cadastro de seguro desemprego

05/Dez/2012 - 05:36

CapacitaDesempregoCUma equipe de profissionais que atuam no Sine municipal, da Secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) participam de qualificação promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para o atendimento e preenchimento do novo Cadastro de Seguro Desemprego. O sistema utilizado já está em funcionamento há um ano e é muito rigoroso. Motivo pelo qual existem dificuldades de atualização. A capacitação aconteceu em Brasília, no final de novembro.

De acordo com a chefe de Divisão de Programas e Projetos, Ivete dos Santos, chefe de CapacitaDesempregoAprojetos e programas de qualificação, que participou da programação, conta que essa é uma atualização do sistema quanto ao preenchimento de recurso, alterações do cadastro, entre outras permissões em que a equipe esta autorizada a trabalhar. “Hoje são cinco pessoas que tem esta permissão pelo Ministério do Trabalho e Emprego para realizar este Cadastro do Seguro Desemprego. São três CapacitaDesempregoBservidoras responsáveis por repassar o conhecimento adquirido aos colegas”, disse.

O Sine é dividido em intermediação de mão de obras, seguro desemprego, emissão da carteira de trabalho e área de qualificação profissional. Segundo Vilma Ávilla da Silva, pedagoga e responsável pela operacionalização de convênios, conta que a intenção é repassar todo o conhecimento adquirido para os demais colegas de trabalho. “A equipe é para multiplicar acabando operacionalizando o sistema Trabalho com os convênios de um modo geral, e isso vai me auxiliar bastante. Com essa atualização vamos ter uma mudança no convênio e nessa nova etapa teremos algumas facilitações, segundo Ministério do Trabalho para operacionalização dos técnicos, nos preenchimentos das fichas

Por: Rebeca Barca

Fotos: Medeiros