Ações da prefeitura beneficiam população do distrito de São Carlos

29/Nov/2012 - 07:17

BeneficiosSaoCarlosDLocalizado na região do Baixo Madeira, o distrito de São Carlos, distante cerca de 70 quilômetros do núcleo urbano de Porto Velho, é um dos que mais tem recebido benefícios da prefeitura da capital nos últimos anos. São várias as ações realizadas no distrito, de acordo com informações passadas pelo Departamento de Assuntos do Interior (DAÍ).

BeneficiosSaoCarlosN“A atual administração municipal sempre teve um olhar especial para os distritos. Tanto que hoje muitos dos nossos distritos estão em franco desenvolvimento. E com São Carlos não poderia ser diferente. A atuação da prefeitura no distrito tem se dado em praticamente todas as áreas da administração pública beneficiando os moradores daquela região“, disse o diretor do DAÍ, Francisco Alves Araújo, o “Tyer”.

BeneficiosSaoCarlosFPara melhorar a trafegabilidade no local, a Prefeitura de Porto Velho construiu no distrito 3,5 mil metros de calçada e recuperou outros 400 metros. Também foi recuperada a escadaria que dá acesso ao rio Madeira e construído uma ponte em parceria com a associação de moradores do distrito. Por BeneficiosSaoCarlosHsolicitação da prefeitura, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) ampliou em mais de mil metros a rede de abastecimento de água no distrito.

O administrador de Sâo Carlos, Edinardo de Souza, lembrou de outras ações realizas pela prefeitura no distrito como, a construção do Ginásio Poliesportivo, a reforma e ampliação da escola Henrique Dias, da Casa dos Professores, da unidade de saúde e a construção de uma agroindústria toda equipada e de uma câmara fria para o armazenamento de polpa de frutas.

BeneficiosSaoCarlosGNa comunidade de Bom Será, foi construída a escola Alzira Falcão e em Brasileira, a escola Luiz Gonzaga. Na comunidade do Lago do Cuniã, a escola Francisco Braga passou por reforma e foi ampliada com a construção de três salas de aula. Ainda na área da educação, a escola Leocardio Pardo, na localidade de Terra Caída, recebeu manutenção e pintura nova, enquanto que na comunidade de Vista Alegre, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) construiu a escola Vidal de Negreiros.

Por intermédio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), a Prefeitura de Porto Velho melhorou a iluminação pública no distrito com a colocação de mais de 50 refletores em diversos pontos, trabalho realizado em parceria com a administração do distrito. Em São Carlos foram realizados ainda três “Tendas da Cidadania”.

Saúde

BeneficiosSaoCarlosL A saúde foi outra área que recebeu significativos investimentos da prefeitura nos últimos anos, medida que refletiu no avanço dos serviços prestados à população do distrito, segundo informou o enfermeiro Paulo José de Siqueira, diretor da Unidade de Saúde da Família de São Carlos. Dados registrados na unidade mostram que nos últimos 11 meses foram atendidas 730 ocorrências com 111 encaminhamentos, sendo que nos últimos quatro anos não foram registrados nem um óbito ou seqüela grave em pacientes decorrentes de negligência.

No mesmo período, foram atendidas 1.197 consultas médicas, 1.359 consultas de BeneficiosSaoCarlosJenfermagem, 509 atendimentos odontológicos, além da realização de 1.318 reuniões com os moradores da equipe de Educação em Saúde, visitas domiciliares. “outro dado importante que merece destaque, todas as crianças menores de cinco anos do distrito receberam cobertura vacinal. A coleta para exames preventivos chega a 70% dos moradores, superando meta nacional. Já com relação à coleta para o exame de PSA, que detecta o câncer de próstata, a cobertura chega a 80% superando em muito a média BeneficiosSaoCarlosMnacional, fora outros serviços que são realizados na unidade de saúde”, explicou o administrador.

Para melhor acolher os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são atendidos pela USF, a sala de recepção foi toda climatizada, assim como também as salas de Educação em Saúde e de Pré Consulta. Também foi instalado um consultório odontológico, adquirido mais uma lancha de transporte avançado e, nos próximos dias o distrito também receberá da prefeitura uma caminhonete L-200. Outra medida importante foi a aquisição de uma bomba para reativar poço artesiano que estava sem uso há anos. A unidade também será equipada com um programa digital que sintetizará todos os dados referentes aos procedimentos realizados na unidade, inclusive com o cartão de vacina digital. Este ano também foram contratados, médico, enfermeiro, biomédico, técnico de enfermagem, vigias e zeladores para atuarem na unidade.

Por Joel Elias

Fotos: Frank Néry/ Arquivo Comdecom