Alunos da capital concluem a capacitação do projeto Nós na Prevenção

29/Nov/2012 - 06:37

EncerraPrevencaoDCerca de 300 alunos de escolas publica do município e estado concluíram na tarde desta quarta-feira, 28 a capacitação do projeto Nós na Prevenção, que tem o objetivo de capacitar crianças e jovem para se tornarem multiplicadores no processo de prevenção ao uso de drogas.

O projeto que foi lançado em junho deste ano trabalhou com alunos de escolas sendo duas de Jacy Paraná, uma de Mutum, outra de Nova Mutum e mais 21 da capital; sendo dividido em três partes, nesta primeira os alunos receberam capacitação através de palestras, depoimentos, vídeos e cartilhas explicativas, uma infinidade de informações que servirão de subsídios para a realização da 2ª e 3ª etapa. Na segunda etapa, que já iniciou no ato da conclusão da primeira, os alunos capacitados foram divididos em grupos para a formação das comissões responsáveis para a implantação dos grêmios EncerraPrevencaoCestudantis em cada uma das 25 escolas participantes.

Nesta segunda fase serão formados os grêmios que serão responsáveis por desenvolver projetos de multiplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da capacitação. Depois de instituídas as comissões cada escola tem a responsabilidade de colaboras com a organização dos grêmios e dar suporte aos alunos que estarão encabeçando os novos projetos.

Com os grêmios estudantis em pleno funcionamento chega a hora de iniciar a terceira etapa. Segundo o coordenador da coordenadoria municipal de Politicas Pública para a Juventude, Gleiciano EncerraPrevencaoAMendes, esta etapa vai multiplicar este número de 300 crianças e adolescentes para 1500: “o projeto Nós na Prevenção surgiu da necessidade de alertar e afastar os alunos do mundo das drogas, assim foi reunida uma equipe que passou a eles o conhecimento a cerca de vários tipos de drogas licitas (cigarros e álcool) e ilícitas que vão desde a maconha até as drogas mais pesadas como a cocaína e o crack e agora que eles já estão capacitados eles vão repassar estas informações para os colegas da suas escolas e ainda no meio social em que as crianças e jovens vivem, e é nesta faze que a coordenadoria da Juventude almeja que EncerraPrevencaoBo número de multiplicadores passe de 300 para cerca de 1500”, diz o coordenador.

Durante o encerramento da primeira etapa do projeto aconteceu também o lançamento do site oficial do projeto. A elaboração deste local na web foi devido à importância de manter os multiplicadores informados e atualizados sobre temas relevantes que vão servir de apoio para a realização da segunda e terceira etapa do Nós na Prevenção. No ato estavam reunidos os educadores EncerraPrevencaoEsociais, diretores e professores das escolas contempladas pelo projeto.

A avaliação feita pelo coordenador da juventude, Gleiciano Mendes considera positivos os resultados desta primeira fase: “Alem da capacitação foi possível um contato muito próximo com os alunos, o que possibilitou aos educadores conhecer melhor a realidade das crianças e jovens e assim tomar conhecimento de fatos que não eram de conhecimento das escolas, e muitas vezes nem dos pais, como por exemplo, que grande parte dos alunos já teve algum contato ou envolvimento com drogas ilícitas, álcool e cigarros.

Por Edina Silva

Fotos Quintela