O centro de convivência atende mais de cem idosos ao dia, desde sua inauguração através de parcerias com a secretaria municipal de Assistência Social (Semas), coordenadoria de Políticas Pública para Mulheres (CPPM), Fundação Cultural Iaripuna, secretaria municipal de Educação, secretaria municipal de Saúde (Semusa) o centro tem trabalhado com excelência no atendimento e
nas atividades oferecidas aos idosos.
Todos os dias é oferecido um delicioso café da manhã, atividades físicas com acompanhamento de fisioterapeutas, professores de educação física, terapia psicológica três vezes na semana, aferição de pressão, alongamentos e relaxamento, aula de yoga, atendimento médico três vezes na semana, encaminhamento para exames, mamografias, alfabetização com certificados, cursos de pintura em tela, curso de decupagem em tecido, confecção de bonecas de lã, confecção de tapetes de barbantes, corte e costura,cursos flores em E.V.A e danças de salão.
De acordo com o Administrador do centro de convivência do Idoso, Idevaldo da Silveira, a casa atende cerca de 850 idosos cadastrados. Todos participam dos benefícios oferecidos pela casa. “Nossos idosos são tranqüilos não temos nenhuma dificuldade em trabalhar com eles, o centro de convivência oferece uma qualidade de vida a eles, e estamos a cada dia oferecer coisas novas a todos”, disse Idevaldo da Silveira.
Segundo a coordenadora da unidade, Vera Lúcia, o centro do Idoso está em funcionamento há oito meses e já possui muitas histórias de sucesso pra contar e grandes conquistas. “Trabalho com Assistência Social há 35 anos, e este ano esta sendo nossa melhor fase, já tivemos muitas dificuldades para atender nossos idosos, hoje temos o centro de Convivência como referência no estado”, disse Vera Lúcia.
Rainha
A aposentada Ofélia Calgário, foi nomeada entre os idosos como a rainha do centro, este ano no próximo dia 05 de dezembro ela vai passar a coroa para outra. “Tenho muito prazer em estar aqui, já frequento este local há 5 anos, e não tenho nada do que reclamar”, disse a aposentada.
Encerramento
A coordenadora acrescentou ainda que o encerramento das atividades do centro está previsto para o dia 05 de dezembro, com muitas atividades, uma delas é a apresentação do coral do idoso, exposição de artes feita pelos cadastrados, concurso Miss e Mister do centro do Idoso e o baile da terceira idade.
Por: Janiele Viana
Fotos: Frank Néry