A inauguração da sala de multimídia do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) aconteceu nesta terça-feira, 27. Com ela, cerca de 400 crianças e adolescentes atendidas no local, pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria municipal de Assistência Social, que cumprem medidas educativas ou estão em situação de risco, passam ter a oportunidade de uma ressocialização, através do conhecimento tecnológico. A sala tem um estúdio fotográfico completo, duas caixas acústicas, três câmeras fotográficas Canon EOS Rebel T3i, com lentes, tripé e mais equipamentos, duas maletas com microfones e base, um DVD, dois monitores LED 24 polegadas, duas CPUs, uma TV de 42 polegadas, uma impressora multiuso, dois teclados para
computador, dois mouses e no-breaks.
O prefeito Roberto Sobrinho fala que a assistência social do município tem apresentado um leque de serviços voltados para crianças e adolescentes. “A sala de multimídia vem fortalecer o trabalho realizado com os adolescentes do Cica. Os instrutores irão ensinar edição de áudio, de vídeo, texto, filmagem e fotografia. Aqui desenvolvemos um trabalho muito voltado para a cultura e agora estamos partindo para a questão da tecnológica, com objetivo e a formação técnica para jovens de 15 a 16 anos em medidas educativas, mantidos pela Semas. O investimento na sala é de sessenta mil reais com recursos da própria prefeitura”, afirma.
Roberto Sobrinho aproveitou a visita da inauguração para, juntamente com representantes do consórcio Energia Sustentavel do Brasil, visitar as obras da quadra coberta e auditório do CICA. “É uma felicidade deixar esses equipamentos para as famílias de crianças e adolescentes. Aqui será um investimento de trezentos e vinte e quatro mil, com recursos das compensações das hidrelétricas”, acrescenta. Segundo Benedita do Nascimento, secretária municipal de Assistência Social, o espaço é a realização de uma reivindicação dos adolescentes e seus familiares. “Além das atividades artísticas e culturais podemos estimular crianças e adolescentes para profissões na área de TV e fotografia”, comenta.
Por: Rebeca Barca
Fotos: Frank Néry