A secretaria municipal de Saúde (Semusa) vai oferecer para cerca de 80 profissionais que atuam nas Upas da zona Sul e da zona Leste a capacitação em urgência e emergência clinica e traumática em adulto. A capacitação que vai ser ministrada pela enfermeira Lucilene Carvalho de Almeida, irá atender em separado os profissionais de cada uma das Unidades de Pronto Atendimento do município (Upas). Durante a capacitação os alunos vão passar por aulas práticas e teóricas de organização da sala vermelha, abordagem inicial ao adulto vítima de trauma e abordagem no suporte básico e avançado de vida em cardiologia.
Os profissionais da Upas da zona Leste serão divididos em duas turmas a 1ª nos dias 28 e 29 de novembro e a 2ª nos dias 05 e 06 de dezembro, já na Upa da zona Sul a capacitação acontece de 10 a 13 de Dezembro, sempre da 08h às 17h. A enfermeira Lucilene que vai conduzir a capacitação possui mestrado em Terapia Intensiva pela Sobrati (Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva), socorrista no Samu de Porto Velho, além de docente em uma faculdade particular da capital e enfermeira intensivista no Cemetron.
Segundo Kênia Ribeiro, diretora do departamento de Média e Alta complexidade (Demac) da Semusa, o objetivo da capacitação é reforçar e fortalecer a qualidade e dinamismo no serviço de excelência que as Unidades de Pronto Atendimento do município vêm oferecendo aos munícipes de Porto Velho. “Desde a inauguração das Upas a prefeitura de Porto Velho, através da Semusa, vem se preocupando com a qualidade do serviço de saúde que é oferecido a população e em função disto estaremos realizando esta importante capacitação que vai dar subsídios para que nossos profissionais realizem seu trabalho com mais dinamismo, ou seja, eles terão a capacidade de atender melhor, realizando um diagnostico mais preciso e um atendimento mais eficiente garantindo o socorro mais rápido e adequado a cada paciente”, conclui a diretora.
Por Edina Silva
Fotos: Medeiros