O Parque Natural Municipal popularmente conhecido como Parque Ecológico, localizado na região Norte de Porto Velho, há 15 km do centro da cidade, conta com cerca de 2.000 hectares de área preservada. O parque foi criado na área do antigo Projeto Fundiário Alto Madeira, Gleba Belmont, pelo Decreto Municipal nº 3816, de 27/12/89.
O Parque é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Além das muitas atividades de educação ambiental promovidas em seu interior pela Sema, o parque recebe um grande número de visitantes durante toda a semana, especialmente nos fins de semana, e está aberto para visitação pública de quinta-feira à domingo, de 09h às 17h. Além de eventos organizados pela secretaria, como o dia das crianças, das mães, dos pais, etc. a Sema promove a semana de ativismo do meio ambiente.
Atividades
Antes da gestão do prefeito Roberto Sobrinho o Parque era considerado pelos críticos e população como um lugar abandonado e esquecido pelas autoridades. Hoje o parque é considerado um lugar preservacionista. “O Parque Ecológico tem grande importância para a cultura e o lazer da população de Porto Velho. Atividades de pesquisa através de organismos acadêmicos, ou de organizações ambientalistas reconhecidas, são desenvolvidas e incentivadas aqui”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, José Gadelha.
Interior
De acordo com informações da Sema, no interior do Parque existem aproximadamente 5 km de trilhas abertas, dando acesso a alguns dos mais interessantes locais para contemplação e visita, entre os quais destacam-se: o mirante do Mapinguari, os cedros centenários, a cascatinha, as formações lateríticas, entre outros. Por outro lado, as características ambientais encontradas no seu interior prestam-se ao ecoturismo, atividade que se encontra em franca organização e expansão no estado.
Fauna
Na mata preservada, predomina a Floresta Ombrófila aberta com Palmeiras. A fauna é representada especialmente por aves - tucanos, japiins, araras, inhambus, roedores, morcegos, ofídios, e outros animais de pequeno porte.
Por: Janiele Viana
Fotos: Quintela