www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

Direitos Humanos e Inclusão Social é tema de oficina da Semas

27/Nov/2012 - 05:21

OficinaDireitosANo próximo dia 03 de dezembro, às 16h, a prefeitura de Porto Velho, realiza no Centro de Vivência do Idoso, uma oficina com o tema “Direitos Humanos e Inclusão Social no Processo de Desenvolvimento Local”. O palestrante será o professor Helder Risler, professor Universitário em Rondônia, Mediador, Coordenador do Laboratório de Mediação em Conflitos da Universidade Luterana do Brasil, Assessor Internacional da Revista “Mediación Social” da Universidade Complutense de Madri – Espanha, Membro do Comitê Diretor do Foro Mundial de Mediação.


O tema, segundo a secretária municipal Adjunta de Assistência Social (Semas), Edna Vasconcelos, é de grande importância, pois remete aos direitos que muitas vezes são violados e que as vítimas não sabem a quem recorrer. A secretária explicou que é necessário que a administração pública desenvolva políticas públicas voltadas ao exercício da Inclusão Social. “É a forma de superar as diversas formas de desigualdades sociais, culturais, educacionais e econômicas. Quando se pensa e OficinaDireitosBse planeja em favor das populações vulneráveis se consegue uma sociedade mais justa”, disse Edna.


Ela observou ainda que hoje Porto Velho é referência em vários programas e projetos que propiciaram a inclusão e uma melhor qualidade de vida. “Temos uma coordenadoria municipal de políticas públicas criada nesta gestão que apoia as mulheres que tiveram seus direitos violados e além de encaminhar para os procedimentos jurídicos, as ajuda a superar tal situação, capacitá-las para mercado de trabalhou ou para sua independência financeira.


Temos uma Casa da Juventude que atende os jovens com diversos cursos, os preparando para o mercado de trabalho. Temos um Centro Integrado da Criança e do Adolescente que diferente de anos OficinaDireitosCatrás não serve para recolher menores infratores, mas sim dar novas perspectivas para eles, incluindo socialmente, através de cursos, oficinas, artes, esportes e lazer e em breve com, a inauguração da sala multimídia, terão oportunidade de conhecer e de adaptar ao mundo da tecnologia e isso é uma pequena fração dos inúmeros trabalhos realizados pelo município”, disse Edna.


A adjunta da Semas lembrou ainda que as políticas não podem ser consideradas única e exclusivamente como de inclusão social, mas como políticas amplas que envolvem também a participação popular, a cultura e o desenvolvimento. “Quando garantimos os direitos fundamentais do cidadão estamos contribuindo para o fortalecimento dos direitos humanos, pois geramos os conhecimentos desses direitos. Desta forma oportunizamos que as pessoas, que enfrentam a discriminação ou a exclusão social seja através se sua diferença social, econômica, física ou cultural, saibam onde, como e porque procurar seus direitos.

 

Por: Meiry Santos

Fotos: Arquivo Comdecom

 

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI