No próximo dia 05 de dezembro, às 8h, a prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Assistência Social (Semas) promove a 1ª Jornada do Conhecimento, uma exposição sobre a rede do Sistema Único da Assistência Social (Suas). A atividade acontecerá no Centro de Vivência do Idoso, na Avenida Amazonas, zona Leste da cidade. Serão apresentados todos os serviços, programas e ações que fazem parte da rede. “Uma forma de levar a conhecimento público todas as nossas atividades, e os espaços que criamos para atender as populações em vulnerabilidade social”, explicou Benedita Nascimento, titular da Semas.
Neste dia, painéis mostrarão os centros de referência de Assistência Social (Cras) ; os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); o Centro de Vivência do Idoso; como funcionam os conselhos municipais de atendimento a pessoa idosa, à pessoa deficiente, às crianças e adolescentes, à mulheres; o Centro de atendimento à população de rua; O Restaurante Popular que garante alimentação de qualidade ao preço de dois reais; os projetos sociais de qualificação profissional, o Lar do Bebê que oferece medidas protetivas, o amparo a mulheres em situação de risco e outro.
A Semas vai disponibilizar profissionais para atender os participantes da Jornada tirando dúvidas e informando sobre o acesso aos serviços.
Segunda etapa da Jornada
A Semas vai disponibilizar profissionais para atender os participantes da Jornada que será realizada uma segunda etapa na quinta-feira, dia 06 de dezembro. Nesta segunda etapa serão expostos painéis sobre a gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na Proteção Social Especial. Segundo a secretária Benedita, a Proteção Social Especial (PSE) destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. “Para integrar as ações da Proteção Especial, é necessário que o cidadão esteja enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas”, relatou.
Ainda de acordo com Benedita, e seguindo orientação do MDS, diferentemente da Proteção Social Básica que tem um caráter preventivo, a PSE atua com natureza protetiva. “As atividades da Proteção Especial são diferenciadas de acordo com níveis de complexidade (média ou alta) e conforme a situação vivenciada pelo indivíduo ou família. Os serviços de PSE atuam diretamente ligados com o sistema de garantia de direito, exigindo uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, o Ministério Público e com outros órgãos e ações do Executivo”,
O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) é a unidade pública estatal que oferta serviços da proteção especial, especializados e continuados, gratuitamente a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Além da oferta de atenção especializada, o Creas tem o papel de coordenar e fortalecer a articulação dos serviços com a rede de assistência social e as demais políticas públicas.
Por: Meiry Santos
Fonte: Semas/MDS