Uma equipe formada por promotores da cultura regional representam a cidade de Porto Velho no aniversário de 471 anos da cidade de Moquegua, no Peru, país vizinho do Brasil. A capital de Rondônia é a única representante brasileira. A comissão com 20 integrantes tem a oportunidade de, durante a programação, mostrar a diversidade cultural da cidade e da Região Norte e do restante do país. Vários eventos realizados para marcar a data aconteceram durante o mês e para fechar a programação em grande estilo, representantes de diversos países estarão, neste sábado, 24, mostrando diferentes ritmos, danças, comidas e artes.
Ricardo Castro da Silva, assessor da Fundação Cultural Iaripuna, estará representando o prefeito de Porto velho e fala que espera com a oportunidade não só mostrar o que Porto Velho e o Brasil têm de melhor como também realizar uma troca de conhecimentos. “Somos a única representante do Brasil, e isso para nós é um grande privilégio. Vamos mostrar a nossa interculturalidade. Da mesma forma a cultura das cidades andinas está na nossa cultura, vamos mostrar que eles tem muito da nossa também e assim promoveremos uma relação de troca entre o governo dos dois países”, afirma.
Silfarlei Silva, mestre de bateria convidado a participar do evento, atribui a escolha ao trabalho que vem sendo realizado. “Fomos convidados a levar um grupo de sambistas. Nossa escola de samba é recém formada, mas a equipe já trabalha desenvolvendo este estilo. Vamos apresentar vários sambas e chorinhos daqui e do Rio de Janeiro. No enredo tem ‘Aquarela Brasileira’, e roda de samba, vamos parar em um local público que a prefeitura da cidade de Moquegua vai determinar e vamos executar uma roda de samba”, disse ele.
Moquegua tem 15 733,97 km² dividido em 3 províncias e 20 distritos e de acordo com o último censo realizado conta com uma população de 159 306 habitantes.
Por: Rebeca Barca
Fotos: Frank Néry