O Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA) passa a contar a partir da próxima terça-feira próxima, 27 de novembro, com uma sala de multimídia. A inauguração do espaço será às 10 horas da manhã e proporcionará as 350 crianças e adolescentes atendidas no local, pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria municipal de Assistência Social o fortalecimento do resgate social, oportunizando uma vida digna, através da promoção de condições favoráveis para sua ressocialização.
De acordo com Benedita do Nascimento, secretária municipal de Assistência Social, com o novo espaço o adolescente passa a ser incluso, mais facilmente, em uma política de atendimento que contemple os princípios da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Não se trata apenas de cumprimento de metas e sugestões legais e sim do compromisso no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao interesse da pessoa em desenvolvimento e de toda sociedade. Queremos proporcionar aos adolescentes a superação de sua condição de exclusão, bem como a formação de valores positivos de participação na vida social, influenciando em seu território de forma positiva e contributiva. Tornando-se um ser crítico e construtivo”, disse.
Benefícios
Com a sala eles poderão desenvolver suas potencialidades; serem incluídos no mundo digital e das novas tecnologias, desenvolvendo suas competências comunicativas e afetivas e de sensibilidades éticas e estéticas; também exercitarão a cidadania por meio do desenvolvimento do protagonismo dos jovens em ações coletivas, no local onde vivem; vão receber cursos ligados às artes e atividades gráficas; confeccionar e produzir um documentário para o encerramento das atividades entre outros benefícios. As crianças e adolescentes frequentam o Cica no contra turno da escola normal, pois uma das exigências para integrar o centro é que a criança ou jovem esteja matriculado e frequentando a escola regularmente. No Centro, eles são incentivados a se dedicarem aos estudos e são orientados a levar os estudos a diante e com seriedade, pois a educação é o caminho mais rápido para uma vida com mais qualidade.
Por: Rebeca Barca
Fotos: Arquivo