imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Dez candidatas são selecionadas para a final do Miss Penitenciária

23/Nov/2012 - 06:40

SeletivaMissPenitenciariaDNa tarde desta quinta-feira, 16 candidatas que concorrem ao título de Miss Penitenciária 2012, participaram da seletiva que elegeu dez das detentas do sistema prisional da capital para a grande final que vai acontecer dia 30. Durante 15 dias as candidatas participaram de um curso de passarela e postura, que as preparou para a última etapa do concurso, que está em sua quinta edição.


SeletivaMissPenitenciariaAMairison Dourado, instrutor de passarela, falou do quanto se sente recompensado ao ver a cada ensaio as meninas evoluindo e adquirindo autoestima: "Muitas destas mulheres nunca pensaram em participar de um concurso de beleza, procuramos escolher aquela que já tinham uma maior desenvoltura. E é muito bom ver como elas crescem a cada ensaio, já participei no concurso anterior e gosto muito do resultado do trabalho SeletivaMissPenitenciariaEque realizamos aqui", disse o instrutor.


Ansiosas as 16 candidatas desfilaram em frente aos 5 jurados que tinham a difícil missão de selecionar as 10 mais belas, mas, segundo a jurada Vanessa Farias durante o desfile ela e os outros jurados não julgaram apenas beleza, simpatia e expressão corporal: "É bastante difícil julgar estas mulheres pois não estamos olhando apenas a beleza delas e sim as atitudes, a vontade e a necessidade de reinserção na sociedade, por tanto é necessário ter cuidado para que cada uma delas, principalmente as que não se classificaram, não percam as expectativas de um futuro melhor", diz a jurada.


SeletivaMissPenitenciariaFAs vencedoras do concurso estão concorrendo a cursos profissionalizantes no nível técnico e superior, como explica Ronaldo Teixeira, assessor de reinserção social da secretaria de Justiça do estado (Sejus): "O concurso tem dois objetivo o primeiro é promover o aumento da autoestima destas mulheres e o segundo é dar a elas a possibilidade de vislumbrar um horizonte quando deixarem a prisão", conclui o assessor. Gabriela foi uma das dez selecionadas para a final, ela conta que foi uma surpresa ter sido escolhida pelos jurados, "Eu nunca tinha desfilando e nem pensado nisso, nem sabia como era subir em uma passarela e ser selecionada me deu a esperança de vencer o concurso e realizar meu sonho de fazer um curso superior quando sair daqui", diz a jovem que deve receber a liberdade no início do próximo ano e ela acrescenta que nunca mais quer contato com o mundo do crime. "Quero apenas estudar e ter uma profissão SeletivaMissPenitenciariaBquando estiver fora da prisão", conclui.


Núbia Camacho, coordenadora do Miss Penitenciária, define o concurso como um momento único: "Para estas mulheres o concurso é um momento de alegria, descontração e de SeletivaMissPenitenciariaClazer, apesar de todos os problemas que elas têm com a justiça neste momento elas podem mostrar a sociedade que não deixaram de ser mulher, de ter vaidade e de se sentirem Femininas", explica a coordenadora.


     Agora as dez selecionadas vão se preparar Para a grande final do concurso Miss Penitenciária 2012, que vai acontecer dia 30. A realização deste concurso é uma parceria entre Sejus, Fundação Iaripuna, através do Projeto Arte de Todos e Instituto Embeleze, que vai produzir as candidatas no dia da final.

 

Por Edina Silva

Fotos Frank Néry


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho