Executivo Municipal investe na construção de praças para melhorar qualidade de vida da população

22/Nov/2012 - 10:59

IMG 2285 Nos dias de hoje os espaços públicos como praças e parques, estão se tornando cada vez mais importantes ao desenvolvimento sustentável das cidades, mostrando-se fundamentais em seu planejamento na perspectiva de melhora na qualidade de vida de seus habitantes. Em uma definição ampla, praça é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou IMG 2258recreação para seus usuários. Quando esses logradouros recebem um maior tratamento, ou quando é resultado de um projeto bem definido, as praças também costumam possuir equipamentos recreativos e contemplativos, como playgrounds, recantos para estar, equipamentos para ginástica, espaço para caminhadas, bancos e mesas, etc.

Com essa perspectiva, nos últimos sete anos a Prefeitura de Porto Velho priorizou a construção de praças e outros equipamentos públicos de lazer para o uso coletivo da população. De acordo com a Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), na atual administração foram IMG 1638construídas 37 praças em todas as regiões da cidade e também nos distritos. “Essa determinação partiu do prefeito no início do mandato, em 2005. Naquela ocasião ainda não existia a Sempre, mas ele encomendou a Sempla um projeto que previa a revitalização das praças da área central da cidade, aquelas que têm valor cultural e histórico para Porto Velho, assim como também e da construção de novas praças”, lembrou a secretária adjunta da Sempre, Silvana Cavol. Praças como a Getúlio Vargas, Jonatas Pedrosa, Marechal Rondon, Aluísio IMG 2272Ferreira, das Três Caixas d’Água foram todas revitalizadas e devolvidas ao convívio público. Outras foram construídas como a 4 de Janeiro, Francisco Holanda, Praça do Contorno, Ronaldo Aragão, São Sebastião, para citar algumas.

Outras estão em execução, como a do Parque Jardim das Mangueiras, Parque Ceará, do bairro Mariana e Arthur Moreira Lima. Em processo de licitação há outro grande número de praças como a do JK/Tancredo, Parque das Águas, Praça do Cohab. O projeto da maioria desses logradouros contempla playground, pista de caminhada, quiosques, quadra poliesportiva e áreas para atividades físicas. Algumas são equipadas com campo de futebol, arquibancadas, quadra de vôlei, academia ao ar livre e até teatro de arena, como a Francisco Holanda, no Cidade do Lobo.001b

A secretária lembrou ainda que o crescimento da urbanização, fenômeno que vem se acentuado desde o último século, aumentou a distância entre as pessoas, lugares e restringiu as possibilidades de comunicação tradicionais, por exemplo, entre os vizinhos. Este processo acompanhado da individualização em que o tempo passa muito rápido e fica restrito ao ciclo ‘casa – trabalho – casa’, as pessoas estão cada vez mais expostas e vulneráveis ao estresse e às doenças físicas e emocionais. 01“Por isso a valorização desses espaços públicos passou a ser de fundamental importância para se agregar qualidade à vida das pessoas, no seu dia-a-dia. Nas praças pode-se praticar esportes ou qualquer outra atividade física importantes para a melhoria da saúde. Sem contar no aspecto urbano com esse equipamentos público sendo inseridos à paisagem da cidade tornando-se pontos turísticos e até culturais. E essa foi a preocupação do prefeito ao optar em trabalhar o lado do lazer e entretenimento da população, pois a praça é também um local de entretenimento”, enfatizou Silvana Cavol.

Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry