Selo Empresa Cidadã incentiva contratação de profissionais qualificados pela prefeitura

21/Nov/2012 - 11:31

eeuqeru   Importante “ferramenta” de inclusão social, o Selo Empresa Cidadã é um incentivo a mais ao empresariado de Porto Velho para abrir vagas de emprego. Criado pela Lei n° 2.752/2011, é concedido às empresas que demonstram responsabilidade social através da contratação de profissionais qualificados pela prefeitura da capital rondoniense. Somente em 2011, no período do Projeto Eu Quero, 36 empresários receberam o selo.

O foco das qualificações são pessoas em estado de vulnerabilidade social, como jovens, adolescentes, mulheres e pessoas inscritas no cadastro do Programa Bolsa Família. Uma equipe de “articuladores de emprego” ligada à Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude euquerotrabalha junto ao empresariado da Capital e nos distritos. Eles oferecem mão de obra qualificada e prestam esclarecimentos sobre o Selo Empresa Cidadã.

Segundo o coordenador de políticas públicas para a juventude, Gleiciano Mendes, a contratação dos novos profissionais pode ser feita por meio de informações obtidas diretamente na Casa da Juventude ou no Sine Municipal. Além da Casa da Juventude, a qualificação também é feita via Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, secretaria municipal de Assistência euqueroaSocial (Semas) e secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur).

Empresas dos mais variados ramos de atividades, como da construção civil, varejistas e gêneros alimentícios, dentre outras, já contrataram profissionais qualificados pela prefeitura e receberam o selo. “Sem dúvida, é uma das melhores iniciativas de inclusão social e melhoria da qualidade de vida promovida pela gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Ela representa a união de forças entre o poder público, a sociedade e o empresariado”, comentou Mendes.

Números

Ainda de acordo com Mendes, o Selo Empresa Cidadã começou junto com o Projeto Eu Quero, que euquerooosomente em 2011 qualificou cerca de 1 mil trabalhadores em vários cursos, como cabeleireiro, instalador de som automotivo, montagem e manutenção de microcomputadores, cozinheiro, confeiteiro e informática básica. Somente este ano (2012), a Casa da Juventude formou 1.400 pessoas para o mercado de trabalho nas áreas de inclusão digital, produção e edição de vídeo, auxiliar administrativo e eletricista predial. Ao todo, são 20 opções de cursos.

Semdestur

A Semdestur, de acordo com o secretário Agnaldo Nepomuceno, já qualificou cerca de sete mil em 2012. “Temos várias turmas que estão em fase de conclusão dos cursos que a prefeitura oferece em parceria com o Governo Federal, a exemplo do Planseq e Pronatec”, frisou. “A entrega do selo é um gesto de reconhecimento pela responsabilidade social para com a população do Município”, finalizou Mendes.

Por Augusto José
Fotos: Frank e Quintela