Secretários e servidores de diversas secretarias da prefeitura de Porto Velho estiveram reunidos na última semana para afinar o projeto Natal de Todos, realizado desde 2005, evento que a cada ano acontece em um ponto da capital, levando até a comunidade a chegada do Papai Noel, entrega de brinquedos, espaços de lazer e muita diversão através de apresentações culturais, muita música e a mobilização de cerca de 300 servidores municipais.
Segundo a primeira-dama, Lucilene Peixoto, coordenadora do projeto, a realização do Natal de Todos só é possível porque a prefeitura pode contar com o comprometimento de cada um dos servidores envolvidos. "Ao longo destes sete anos conseguimos deixar o projeto Natal de Todos completo. Isso não quer dizer que seja fácil realizar um evento desta magnitude, mas tudo é possível, pois contamos com uma equipe muito comprometida e assim, com cada servidor fazendo sua parte, é possível levar até as crianças mais carentes do nosso município esta alegria, de receber um brinquedo, seja das mãos do Papai Noel ou do prefeito ou das mãos dos nossos secretários e servidores. Isso é tão importante porque para muitas destas crianças este é o único presente que eles receberão”, disse. De acordo com o cronograma inicial o evento que se divide em três etapas (Abertura, Cantata Natalina e a chegada do Papai Noel), inicia já no primeiro domingo de dezembro com a abertura oficial do projeto natalino que deve acontecer no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
No segundo domingo a programação será em frente a prefeitura com a Cantata Natalina que conta com a presença do Coral Estrelas, composto por servidores do município e para o dia 16 de dezembro está previsto a etapa mais esperada do projeto que é a chegada do Papai Noel que este ano deve chegar na zona leste, na Avenida Amador dos Reis (o ponto exato ainda está sendo definido).
Além da chegada do Papai Noel, que acontece na capital, com a entrega de brinquedos, o projeto Natal de Todos acontece nos distritos onde o Papai Noel chega de barco, de canoa, de caminhão, ou da forma possível para levar a alegria aos quatro cantos do município de Porto Velho, mas, esta parte do projeto é realizada graças à colaboração dos servidores de todas as secretarias, que doam brinquedos e doces.
Segundo Lucilene esta foi apenas a primeira reunião, mas nos próximos dias todos estarão se reunindo novamente para que tudo seja definido e mais uma vez a prefeitura de Porto Velho possa levar alegria a estas crianças que aguardam este evento o ano inteiro.
Por Edina Silva
Fotos Quintela