Com a inauguração da Farmácia do Centro de Especialidade Médicas, a prefeitura de Porto Velho completou um novo ciclo da organização do Sistema de Saúde do município, com novas perspectivas para os pacientes que procuram atendimento da rede municipal. A ponta do ciclo de assistência inicia com a visita dos agentes do programa de Estratégia de Saúde da Familia que vão até a casa dos portovelhense conferindo como anda a saúde da família, verificando se há a necessidade de uma consulta médica e esta é marcada pelos próprios agentes. Na sequência vem a ida à unidade de atendimento básico onde é feita a avaliação por um especialista.
Anteriormente pacientes que necessitavam de atendimento por especialistas tinham que passar por um processo de interminável de filas, de espera e agora com o “Fila Zero” o paciente assim que recebe do clinico geral o encaminhamento para um atendimento
especializado ele é direcionado ao Serviço Ambulatorial Médico e Estatístico (Same) da unidade, onde será agendado o atendimento com o especialista, por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que já foi implantado no município interligando todas as unidades municipais de saúde.
Chegando ao Centro Especialidade Médicas na data e horário agendados na Unidade de Saúde básica, basta o paciente apresentar seu cartão do SUS e confirmar o agendamento. Depois da consulta com o especialista munido do receituário o paciente pode se dirigir até a farmácia, localizada no mesmo prédio do CEM e adquirir os medicamentos necessários para a realização do tratamento adequado. “Com isso há uma garantia maior que o paciente irá efetuar o tratamento como indicado pelo médico, pois muitas vezes eles não concluem o tratamento por falta de dinheiro para comprar os remédios”, relata Tereza Tibúrcio, farmacêutica responsável pela farmácia do CEM.
Farmácia
Com mais de 120 medicamentos a farmácia do Centro de Especialidade Médicas conta com itens básicos até os que atendem as necessidades mais complexas como as cardiológicas e neurológicas entre outras.
Segundo Tereza Tibúrcio, o número de itens de medicamentos deve aumentar nos próximos dias. “Estamos ainda em processo de estruturação, conforme as necessidades, vamos comprando o que é necessário para atender os pacientes da melhor forma possível”, diz ela.
A farmácia é totalmente informatizada, o que permite um controle total do estoque, entrada e saída de medicamentos, o sistema é também controlado pelo Ministério da Saúde, tornando o processo ainda mais seguro e com maior possibilidade de atender as necessidades dos pacientes, a informatização permite a otimização do serviço oferecido a população.
Por: Edina Silva
Fotos: Medeiros