

Segundo Ricardo Castro, assessor especial da presidência da Fundação Cultural Iaripuna, o projeto começou neste ano e também
é parte da comemoração do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “Todas as ações da Prefeitura de Porto Velho, na questão cultural visam à comemoração do Centenário, e este projeto
é também um resgate do patrimônio imaterial”, afirma.


Ricardo conta que o projeto foi idealizado pelos músicos Flamarion e Tino Alves e que muitos músicos já passaram pelo palco do Mercado Cultural. “Dentro deste evento já foi tocado o repertório de bandas como Beradelia, Quilomboclada, e de personalidades como Sandro Bacelar, Binho, Elisa Cristina, inclusive minhas e de muitos outros músicos de diversas regiões do Brasil e até do mundo, pois sempre tem alguém visitando que fica sabendo do projeto, dá uma passadinha para conferir e acaba se apresentando”, disse.
Programação
Terça feira dia 20/03
• Projeto Jam Bera traz apresentações musicais de Artistas Locais com diversos ritmos, a partir das 19h.
Quarta feira dia 21/03
• Projeto Roda de Choro de Rondônia. Apresentação Músicos Locais com ritmo de chorinho, no Mercado Cultural a partir das 20h.
Quinta feira dia 22/03
• Quinta da Seresta - Música ao vivo de Seresteiros locais, no Mercado Cultural a partir das 19h.
Sexta feira dia 23/03
• Fina Flor do Samba, tradicional Roda de Samba de Porto Velho, no Mercado Cultural às 20h.
Sábado 24/03
• Feira do Porto Especial com exposição e comércio de artesanato e comidas típicas de nossa Região, Praça Aluísio Ferreira, das 18h às 22h.
Domingo 25/03
• Feira do Porto Especial com Exposição e comércio de artesanato e comidas típicas de nossa Região, na Praça Aluísio Ferreira, das 18h às 22h.
• Atividade religiosa da Comunidade Católica Santo Antônio, missa e encontro da comunidade como forma de manter vivas as atividades tradicionais do Patrimônio Histórico tombado do Município, na Igreja de Santo Antonio às 10h. Local onde iniciou a cidade de Porto Velho, ao lado da Usina Hidrelétrica.
• Visitação ao Museu do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, visita Guiada, no Complexo da Madeira Mamoré das 13h às 17h.
Por: Rebeca Barca
Fotos: Divulgação e Medeiros