O prefeito Roberto Sobrinho visitou nesta quinta-feira, 25, o Projeto de Incentivo à Piscicultura Familiar desenvolvido pela Semagric, através da Coordenaria Municipal da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Sindicato de Aquicultura e Piscicultura de Rondônia (Sindpesca). O projeto está localizado no Ramal do Tucumã, na Estrada da Penal, próximo de Cujubim, e tem a participação de 10 famílias. No local foram implantados 10 tanques escavados (um para cada família) para a criação de tambaqui e piau com capacidade de produzir 40 toneladas de peixes. O prefeito, acompanhado do secretário José Wildes, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), foi acompanhar a transferência de peixe juvenis de 300g a 400g para a engorda até alcançarem 2,5kg.

O presidente do Sindpesca, Leonardo Garcia, adiantou que a estimativa de lucro líquido na primeira comercialização é de cerca de R$ 6 mil, com possibilidade de dobrar nas vendas seguintes. “Essa perspectiva de aumento de lucro é real porque o produtor não terá mais os gastos que ele teve no início para implantar o projeto. É uma atividade economicamente viável”, disse.
O prefeito Roberto Sobrinho adiantou que a prefeitura está apoiando os projetos de piscicultura familiar, e pensando no futuro, quando forem concluídas as obras das usinas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira. Dentro dessa perspectiva, a prefeitura, através da Semagric, trabalha a implantação de um grande pólo pesqueiro com a utilização dos dois lagos que serão gerados pelas usinas. “Enquanto esse projeto não é implantado, estamos atuando junto com o sindicato nesses projetos de incentivo como mais uma oportunidade de geração de emprego e renda. E apostamos na piscicultura porque, além de ser economicamente viável, é também politicamente correto por não agredir o meio ambiente”, afirmou.
Além do Ramal do Tucumã, a Prefeitura, através da Semagric, em parceria com o Sindicato, planeja implantar outros pólos de piscicultura familiar sustentável com tanques escavados.