Começou nesta segunda-feira, dia 21, o período para inscrições ao concurso público da Prefeitura de Porto Velho. O edital com as informações sobre prazos, cargos e conteúdos que cairão nas provas pode ser conferido no site da prefeitura (portovelho.ro.gov.br), ou ainda no endereço da empresa responsável pelo concurso, (http://www.consulplanmg.com). Também foram disponibilizadas centrais de atendimento ao candidato em seis endereços nos distritos da Capital, em Calama, São Carlos, Extrema, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes e Jacy Paraná.
Os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 21 de dezembro. O valor da inscrição varia de R$ 30 a R$ 60,00, conforme o nível exigido para o cargo, de fundamental, médio e superior. As provas estão marcadas para o dia 15 de janeiro de 2012.
Os candidatos que se enquadrarem nos requisitos estabelecidos na legislação poderão requerer a isenção da taxa de inscrição. Os prazos e demais procedimentos estão explicados no edital.
Vacância
De acordo com a presidente da Comissão do Concurso, a assessora Executiva Especial da secretaria municipal da Administração, Tatiane Silva, a homologação do concurso está prevista para ocorrer em março de 2012. “Se tudo correr dentro da normalidade, a homologação poderá ocorrer até um mês antes para os cargos em que se é exigida apenas provas objetivas. Tão logo esteja homologado, serão iniciadas as convocações”, garantiu o secretário Joelcimar Sampaio.
Joelcimar enfatizou que a urgência em homologar o concurso e iniciar as convocações ocorre porque a seleção busca suprir necessidades não atendidas pelos concursos de 2006, 2007 e 2009, para os cargos em que já foram convocados todos os aprovados. Segundo o Secretário, as maiores necessidades de pessoal estão identificadas nos setores da saúde, educação e pessoal de apoio administrativo. “O que não significa que os profissionais mais especializados de outras áreas não serão convocados. Pelo contrário, estes, além de atender necessidades menos urgentes, também serão, por meio do cadastro de reserva, convocados por ocasião de vacância ou aumento de demanda de serviços públicos”, completou.
Conforme Joelcimar, a vacância de cargo público é algo preocupante para qualquer gestor, uma vez que a máquina pública não se movimenta sozinha e tem nos servidores a mola propulsora de seu funcionamento, indo desde a limpeza, passando pelo pessoal administrativo até as áreas mais especializadas. “Todos são imprescindíveis ao perfeito funcionamento da administração pública e, conseqüentemente, à prestação satisfatória dos serviços dos quais a prefeitura é responsável”, disse. Conforme Joelcimar, a chamada vacância nos cargos públicos pode decorrer em três situações diferentes, como aposentadoria, morte ou ainda, pela posse do servidor em outro cargo público. “Quando isso ocorre e não existem candidatos selecionados em concurso vigente, temos que realizar novo concurso público e, como todos devem imaginar, isto é algo complexo e que exige tempo, sendo muito mais célere e eficiente mantermos o cadastro de reservas”, disse.
Confira os endereços das centrais de atendimento instaladas nos Distritos:
- Distrito de Calama, na Escola General Ozório, Rua São José, s/nº, Bairro São José;
- Distrito de São Carlos, na Rua Padre Chiquinho, s/nº, Centro;
- Distrito de Extrema, na Rua Abunã, nº 208, ao lado da Clínica Santa Inês;
- Distrito de Vista Alegre do Abunã, na Rua João Batista Bortoloso, nº 3226, Centro;
- Distrito de União Bandeirantes, na Escola Municipal de Ensino Fundamental 3 de Dezembro, Rua Brasília, s/nº, Setor 2;
- Jacy Paraná, na Rua José Salé ao lado da praça, Bairro Nova Jacy Paraná.