www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

CGM forma comissão que trabalhará na Conferência da Transparência e Controle Social

23/Set/2011 - 10:49

   Reune_Consocial_27Representantes da sociedade civil organizada, poder público, conselhos municipais e representantes das secretarias municipais de Fazenda, de Educação e de Planejamento estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 23, no teatro Banzeiros, onde a prefeitura de Porto Velho, através da Controladoria Geral do Município, esclareceu sobre a comissão organizadora municipal para a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social,  que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro com o tema: A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. O evento constitui a etapa municipal preparatória para a conferência estadual e nacional na qual foram eleitos delegados, e feitas propostas em busca de melhorias para Porto Velho.

  Reune_Consocial_21 A controladora geral do município, auditora Cricélia Fróes Simões destacou a importância da participação da CGM nos encontros estaduais e nacionais. “A prefeitura possui uma secretaria responsável para verificar e controlar gastos das demais secretarias e que esta trabalha como controle interno. A convocação para a conferência foi feita pelo prefeito Roberto Sobrinho em julho deste ano e queremos ter um governo transparente e a sociedade precisa participar conosco de forma efetiva finalizando o trabalho, lembrando que somos o primeiro município do Estado a ter essa iniciativa”, afirma Criscélia.

   A comissão é composta em 60% por representantes da sociedade civil organizada, 30% do poder público municipal e 10% dos conselhos Municipais. A auditora Waldery Nogueira de Lima, presidente da comissão de coordenação Jucy_Fucco_-_Casa_Fam._Roseta_1executiva municipal, esclarece que foram feitos 213 ofícios convidando os três seguimentos cadastrados no banco de dados do órgão, para esta reunião para a composição da comissão, porém obtiveram resposta de apenas 144. “Vamos explicar o que é a conferência e convidar a todos a participar, as instituições terão até o meio dia de terça-feira, 27, para enviar oficio para a CGM, formalizando a sua vontade de fazer parte realmente da comissão”, disse Waldery.

   Juci Fulco representante da casa Família Rosetta comenta sobre a oportunidade de estar participando de diversos conselhos e contribuir para a questão do controle social e ser também um representante da sociedade. “Devemos como sociedade participar desta comissão, a conferência é uma oportunidade de conhecer a gestão pública e manifestar a nossa opinião a respeito”, afirma Juci.Francisco_Goes_-_Saldado_da_Borracha_1

   Francisco Fernando de Góes, presidente da Associação do Soldado da Borracha, avalia como importante estar representando os trabalhadores que hoje são idosos e precisam de políticas públicas “Precisamos que vigorem, pois estamos trabalhando a muito tempo tenho certeza de que contribuiremos para que a população saiba sobre o que a prefeitura tem feito a nosso favor”, disse Francisco.

   Durante a reunião foi feita a mobilização para que participem da conferência todas as associações, filiados, membros e redes representadas no local. Segundo Ricardo Plácido Ribeiro, da Controladoria Geral da União, estes representantes deixarão as comunidades inteiradas das ações do município.  “A comissão precisa tornar mais acessível ainda a Reune_Consocial_41transparência esse grupo irá propor durante a conferência nacional  ações considerando a nossa realidade, está só susterá efeito se nós nos organizarmos”, esclarece Ricardo.

Transparência

   Este será o primeiro grande debate nacional sobre transparência pública. A idéia da comissão surgiu depois que a Procuradoria Geral da União fez um mapeamento de 2003 a 2010 que diagnosticou cerca de 80 conferências, 40% destas definiram em seus eixos temáticas que mencionavam explicitamente a necessidade do controle social e transparência. Mostra que a sociedade quer saber como está sendo gasto o dinheiro. A internet aparece como um dos principais meios de comunicação para as prestações de contas, a prefeitura de Porto Velho expõe suas ações e gastos através do site no link: http://www.portovelho.ro.gov.br:8081/transparencia/

Por: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI