O objetivo é compartilhar o modelo de assistência ao parto humanizado oferecido pela maternidade municipal para que seja implantado naquele município. Segundo o médico Gilberto, especialista em obstetrícia, o modelo utilizado na maternidade municipal é viável para Vilhena também. “Este método do parto humanizado na maternidade Mãe Esperança é excelente e poderá ser implantado lá no nosso município, que inclusive já conta com estrutura física necessitando apenas de recursos humanos”, disse o médico. Também fizeram parte da equipe do interior, a enfermeira Sirley e a técnica Justina que também elogiaram e ficaram muito entusiasmadas com o que viram e aprenderam aqui.
Para o Secretário Willames Pimentel, este tipo de intercâmbio científico beneficia as mulheres, pois, segundo ele, “não importa onde viva, toda mulher tem direito ao parto humanizado, assistência de qualidade bem como a presença de um acompanhante de sua escolha, durante um dos momentos mais importantes da vida dela e do bebê”.
Para Dra. Ida Peréa, idealizadora deste modelo de intercâmbio, “é uma grande satisfação poder divulgar e compartilhar com seus colegas um modelo de assistência pelo qual tem lutado a vida inteira e que se materializou com a inauguração da Maternidade Municipal Mãe Esperança, uma realização de toda equipe da gestão do prefeito Roberto Sobrinho que, desde o primeiro dia de mandato, priorizou a assistência de qualidade para as mulheres deste município,” finalizou Ida Peréa.