Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
×
Secretarias
16 de September de 2025
12:39
1 minuto de leitura

CGM recebe secretária do TCU e discute auditorias coordenadas em hospitais do SUS

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

878

Diálogo ressaltou a importância do acompanhamento técnico e da fiscalização

Na manhã desta terça-feira (16), a Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM) recebeu a visita de Paula Gigliane de Oliveira, secretária de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Rondônia. Durante o encontro, foram discutidas as auditorias coordenadas na contratualização de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na eficiência e na correta utilização dos recursos públicos. 

O diálogo ressaltou a importância do acompanhamento técnico e da fiscalização para garantir que os serviços prestados pelos hospitais atendam aos padrões de qualidade e tragam benefícios efetivos à população. 

O TCU, por meio de suas secretarias de controle externo, orienta e acompanha processos relacionados à gestão hospitalar, oferecendo subsídios e metodologias, como a auditoria baseada em risco, para apoiar os agentes públicos responsáveis pelo controle e fiscalização dos serviços de saúde.

O controlador-geral Jonhy Milson Martins destacou. “O resultado dessa sinergia é a criação de um ambiente de controle mais eficiente, que vai além da simples punição de irregularidades. A parceria institucional busca atuar de forma proativa, identificando falhas sistêmicas e propondo melhorias que garantem a boa aplicação do dinheiro público”.

Jonhy acrescentou que “essa colaboração é crucial para que a entrega de políticas públicas seja mais do que um mero gasto, mas sim um investimento com impacto real na vida das pessoas. Ao assegurar que o recurso público seja utilizado de maneira inteligente e estratégica, os órgãos de controle, em parceria, contribuem diretamente para a construção de um Estado mais transparente, justo e eficaz”.

A visita reforça a importância da cooperação institucional entre órgãos de controle e gestores públicos, fortalecendo práticas que garantem eficiência, transparência e melhor qualidade nos serviços de saúde prestados à população.

Texto: CGM
Foto: CGM

878 visualizações
Compartilhar:

Galeria de Imagens