Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
×
Secretarias
CARNAVAL 2025
11 de February de 2025
10:21
1 minuto de leitura

Foliões devem se atentar para a qualidade das bebidas e alimentos consumidos durante as festividades

Vigilância Sanitária vai atuar para promover segurança alimentar durante as festividades.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

239

Vigilância Sanitária vai atuar para promover segurança alimentar durante as festividades

O gelo utilizado para as bebidas não pode ser o de escama, indicado para conservar alimentosA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, atuará durante todo o período carnavalesco, com objetivo de garantir a qualidade das comidas e bebidas que serão comercializadas pelos ambulantes. 

Uma das principais orientações é para que os comerciantes não manipulem os alimentos na rua para não gerar contaminação. Dependendo do produto, ele deve estar pronto,  cuidadosamente embalado, bem-acondicionado e não pode ficar exposto. Por sua vez, os consumidores são orientados a observar as condições higiênicas do local.

“Alimentos quentes obrigatoriamente devem ser acondicionados em estufas. Caso seja um alimento que exija refrigeração, o consumidor deve observar atentamente se tal produto também está armazenado corretamente (em contato direto com o gelo escama), se não está exposto a gotículas de saliva ou à poeira, entre outros cuidados”, explica o gerente da Vigilância Sanitária Municipal, Ailton Furtado.

Quantidade de banheiros químicos disponíveis também é fiscalizado pela VigilânciaSobre as bebidas, especialmente sucos, ele orienta que não sejam produzidos na hora. Com relação ao gelo a ser utilizado, deve ser aquele no formato de tubo, propício para o consumo. Furtado enfatiza que “o gelo escama é para conservar alimentos e não deve ser colocado em bebidas”.

BANHEIROS E AMBULÂNCIA

A Vigilância Sanitária ainda estará atenta ao fornecimento de banheiros químicos por parte dos blocos carnavalescos, de tal forma que possa atender a demanda de foliões. Além disso, uma ambulância deve ser providenciada para atender os casos de urgência e emergência, sendo que tal demanda poderá ser suprida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Texto: Augusto Soares
Foto: Ana Flávia Venâncio/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

239 visualizações
Compartilhar:

Galeria de Imagens