Prefeito atende pedido de negros e vai rever composição da Compir
Colegiados membros que foram extintos pela reforma administrativa serão substituídos.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Colegiados membros que foram extintos pela reforma administrativa serão substituídos
Ate o início do próximo mês a Prefeitura Municipal encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei com a nova composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). No início da noite de quarta-feira (11) o advogado Breno Mendes, chefe de gabinete do prefeito dr Hildon Chaves recebeu um grupo de representantes e militantes do movimento negro da capital para tratar da reformulação do Conselho.
Antonio Neto, um dos militantes, disse esperar que os membros sejam logo nomeados para que o conselho possa se reunir nos próximos dias para discutir a reformulação, atribuições e ações, em decorrência da reforma administrativa.
Durante a reunião os representantes do movimento negro pediram ainda a inclusão no calendário oficial de eventos, por meio de decreto, do Dia Municipal de Enfrentamento ao Racismo, ao Preconceito e à Intolerância Religiosa, a ser comemorado dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, quando são desenvolvidas atividades por várias secretarias da prefeitura e a comunidade em geral na data que homenageia Zumbi, escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares.
Também ficou acertado a criação de uma comissão para tratar da implementação do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas públicas do município. Outra demanda que ficou de ser avaliada pelo chefe e gabinete foi com relação à política de cotas para negros em concursos no âmbito da administração municipal.
Por fim, os militantes pediram a criação do Departamento de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família – Semasf. "Existe a possibilidade sim, pois essa é a intenção do prefeito Hildon Chaves, de atender no possível as demandas dos movimentos sociais, de acordo com a organização econômica e planejamento da Prefeitura".
Estiveram presentes na reunião os militantes do movimento negro da capital: Antonio Neto, Elsie Shocknnes, Niedja Santana, Ueslei Santos, Neto Pedra, Amarildo Alves, Paula, Zeca Pedra, Ana Maura, Pai Francisco, Mãe Nilda e toda assessoria técnica do gabinete do prefeito.
INSTITUCIONAL
Vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social e Família (Semasf), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial desempenha o papel de auxiliar e buscar meios que proporcionem a população negra o exercício pleno de sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural inclusive na construção de sua cidadania.
Texto e fotos Comdecom