www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

MEIO AMBIENTE
Alunos visitam Parque Natural através do projeto “Guardiões do Meio Ambiente”

26/Mai/2023 - 09:55

Ações visam despertar a compreensão e comprometimento dos adolescentes com a natureza

A aula começou com a oficina de compostagem com a antropóloga Tábita LopesDando continuidade ao projeto Guardiões do Meio Ambiente, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realizou mais uma ação de educação ambiental a alunos municipais. Dessa vez, cerca de 100 estudantes da Escola Dom Pedro I, da Zona Sul, participaram de uma aula interativa no Parque Natural.

Na aula, os alunos aprenderam sobre o processo de reciclagem do lixo orgânico, conhecido como compostagem. O processo transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na jardinagem e agricultura, e substitui o uso de produtos químicos.

A aula começou com a oficina de compostagem e logo após seguiu para um lanche rápido, visita ao museu e trilha pelo parque. A antropóloga Tábita Lopes ministrou a palestra sobre as questões ligadas à educação ambiental e explicou a importância de discutir o tema com os adolescentes.

Os alunos aprenderam o processo que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural"Os estudantes trazem os relatos de suas famílias, de como tratam o descarte de lixo em casa, e a gente abre uma discussão sobre nossa responsabilidade pela produção dos resíduos e sobre como isso pode acarretar problemas para o meio ambiente e para os coletores de lixo. Mostramos que desde cedo precisamos pensar sobre os nossos atos", explicou.

Sobre o assunto, o estudante Jean Lukas disse que é importante que a sociedade se conscientize. "Eu aprendi bastante sobre separar os lixos para não causar prejuízos às pessoas que trabalham no lixão e ao meio ambiente. Agora vou falar mais com minha mãe sobre a importância de separar os lixos em casa e não fazer queimadas. Também vou ajudar meu tio a fazer adubo para a horta dele", relatou o aluno de 14 anos.

Com o aprendizado, Jean Lukas disse que vai ajudar o tio a fazer adubo para a hortaO projeto da Prefeitura de Porto Velho busca levar a discussão das problemáticas do meio ambiente entre as crianças e adolescentes. A pretensão é alcançar todas as escolas de ensino médio da capital, motivando os estudantes a participarem de rodas de conversa, visitas e ações didáticas elaboradas pelo Departamento de Educação Ambiental, da Sema.

"Os resíduos úmidos podem ser reaproveitados por um processo de compostagem, produzindo a terra preta e o líquido biofertilizante. Mostramos aqui que este processo é fácil e pode ser feito em casa através dos resíduos de legumes e verduras, e também das folhas secas e serragens, que geralmente são descartados ou queimados", finalizou a antropóloga,

Texto: Beatriz Galvão
Foto: Ricardo Farias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI