ATENDIMENTO DE URGÊNCIA
Maternidade Municipal Mãe Esperança funciona como pronto-socorro para gestantes

24/Mar/2023 - 10:59

Local é referência no acolhimento às gestantes em qualquer fase da gestação, com atendimento de urgência durante 24 horas

O local recebe cerca de 80 pacientes por dia Em meio a um grande processo de reforma e ampliação, a Maternidade Municipal Mãe Esperança segue funcionando normalmente com a quantidade de leitos necessários para assistência obstétrica, neonatal e cirurgias ginecológicas. O local é referência no acolhimento às gestantes em qualquer fase da gestação, com atendimento de urgência durante 24 horas.

Maria Alzenir, diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, explica que a unidade não faz consultas de rotina ou pré-natal, mas funciona de portas abertas como pronto-socorro para gestantes, e deve ser procurada em casos de intercorrências que venham acontecer na gestação, como síndromes febris, picos hipertensivos, infecção, contrações, perda de líquido ou sangue.

“É muito comum que durante urgências as gestantes procurem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), mas o correto é que essas pacientes se dirijam até a Maternidade, pois temos atendimento a qualquer hora do dia, com suporte de exames laboratoriais e de imagem, de médicos obstetras e toda a equipe multidisciplinar”.

O local recebe cerca de 80 pacientes por dia e também é referência na assistência ao aborto legal em casos de estupro, além de realizar cirurgias eletivas ginecológicas e do planejamento reprodutivo, como vasectomias e laqueaduras de pacientes encaminhados pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM). A unidade também presta assistência em casos de violência sexual, com protocolo para vítimas, coleta de exames laboratoriais, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis e kit profilaxia pós-exposição.

Texto: Taís Botelho
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Twitter Whatsapp