DRENAGEM
Prefeitura reforça os serviços contemplados em contrato para o bairro Igarapé

31/Jan/2023 - 13:42

Empresa terceirizada é responsável pela obra

O pacote de infraestrutura também contempla construção de calçadasA obra de drenagem e pavimentação do bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho, segue em andamento com mais de 37% de evolução. A ordem de serviço foi assinada em 2022 com investimento superior a R$ 17 milhões e contratação de empresa terceirizada para execução dos trabalhos e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que pontua os serviços contemplados em contrato.

O pacote de infraestrutura conta com serviços de drenagem profunda e superficial, meio-fio e sarjeta, pavimentação e execução de passeio. O primeiro trabalho realizado pela empresa foi a construção de uma galeria pluvial, que teve início na avenida Calama, se estendeu pela avenida Guaporé e agora contempla as principais vias do bairro. Com a conclusão da drenagem e pavimentação em algumas ruas, a empresa segue o cronograma com a construção de meio-fio e sarjeta.

Porém, para o andamento regular e dentro dos prazos, é preciso que alguns pontos sejam ajustados pela população, sendo de responsabilidade de cada morador.

Fossas irregulares estão sendo encontradas durante execução dos trabalhos"A empresa contratada está atuando no bairro Igarapé, sob o olhar da Semob, para executar o serviço de drenagem, pavimentação, meio-fio e sarjeta. Para que o trabalho seja feito de forma correta e com qualidade, é necessário que cada morador tenha sua fossa séptica, sendo proibida a utilização das caixas conhecidas como boca de lobo para o descarte do conteúdo de fossas residenciais. Sendo assim, caso a empresa identifique que há tubulação irregular para o descarte de dejetos, há a autorização para retirada dos canos para que a drenagem, assim como asfalto e calçadas, sejam feitos da forma correta", explica o titular da Semob, Diego Lage.

Ele ainda explica que o descarte irregular, feito geralmente nas ruas, atrapalha a passagem do asfalto, o que atrasa o cronograma da obra e até faz com que algumas ruas não sejam contempladas. "Cada morador deve cuidar da sua fossa e observar se os vizinhos fazem a mesma coisa, pois se todos decidirem descartar o esgoto ou na rua ou nas caixas de drenagem, perdemos tempo e qualidade de serviço. Portanto reforçamos que essas ações podem ser denunciadas ao Departamento de Postura da Semusb", reforça.

O Departamento de Postura é de responsabilidade de Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que pode ser acionada de forma anônima pelos telefones 0800-647 1390 e 3901-3134.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI