Além de promover a inclusão digital, o projeto visa preparar 170 jovens para ingressar no mercado de trabalho
A cerimônia de abertura da aula inaugural do curso de informática básica, oferecido através do Projeto InfoJovem, coordenado pelo Departamento de Políticas Públicas para a Juventude aconteceu na manhã de terça-feira (23), na Faculdade São Lucas. O evento contou com a presença dos novos alunos e autoridades.
A cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Faculdade São Lucas vai beneficiar 170 pessoas para participar do curso, que tem como objetivo capacitar os alunos para o mercado de trabalho. No primeiro mês foram convocados 30 jovens entre 15 a 29 anos. Para os critérios de seleção, além da idade, foi avaliada a renda familiar e regularidade com a educação básica de ensino.
Para o acompanhamento das aulas que acontecerão de segunda a quinta-feira, das 9h30min às 11h30min, será distribuída apostila com conteúdo dos módulos Windows, Word, Excel e Internet. Ao final do curso, os alunos ainda receberão certificado de capacitação.
Na avaliação de Adilson Souza de Deus, professor do curso, o projeto ajuda socialmente o aluno a se desenvolver na hora da entrevista de emprego, ampliando a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e até mesmo para desenvolvimento pessoal. “O aluno atua também como um agente multiplicador, pois os ensinamentos que recebem aqui eles levam para dentro de casa e repassam para os pais e amigos”, disse.
Além dos 30 alunos selecionados para o curso, a cerimônia da aula inaugural contou com a presença do secretário municipal de assistência social e da família, Claudi Leão, do vereador Aleks Palitot, do diretor do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, Raildo Sales, da reitora da Faculdade São Lucas, Maria Eliza de Aguiar e ainda do secretário nacional da juventude, Assis Filho, que deu boas-vindas aos alunos e explicou sobre o projeto Identidade Jovem, lançado em Porto Velho na segunda-feira (22).
Texto e fotos Comdecom