Projeto divulga trabalho incluindo professores e aprendizes de três escolas
Servidores da prefeitura de Porto Velho lotados no palácio Tancredo Neves, sede da administração municipal, foram recebidos na manhã desta terça-feira (23) com apresentação de variado repertório de música instrumental, numa mistura de ritmos entre regional, popular, clássico, voz e instrumental, por alunos da Escola de Música Som na Leste. O prefeito dr Hildon Chaves assistiu à performance e elogiou muito a iniciativa e também a qualidade musical dos alunos.
A ação foi executada por professores e alunos, dentro do projeto Manhã Musical, explicou Liocélio Soares dos Santos, diretor da Som na Leste. “A proposta é divulgar o trabalho da escola, o desempenho dos alunos e a qualidade dos músicos formados pelas três escolas de Porto Velho”.
Além da Som na Leste, também participam do projeto as escolas Jorge Andrade, do bairro Liberdade, e a Francisco dos Santos Laio, ambas municipais e cujos nomes homenageiam dois grandes músicos e cantores de diferentes épocas de Porto Velho, Jorge e Laio.
A iniciativa, que tem a interação das secretarias municipais de Educação, da Assistência Social e da Família e da Fundação Cultural, é do secretário Zenildo dos Santos (Educação). “Decidimos pela apresentação para estimular o aprendizado dos alunos da música, para oferecer um momento diferente aos servidores municipais, além de tornar conhecido o trabalho de professores e aprendizes”.
No começo, as apresentações eram pilotos, no final de 2016. A partir de agora, fazem parte da agenda das escolas, “acontecendo sempre de surpresa, como já ocorreu na Semed, na Semes e na Funcedur e, agora, na sede da prefeitura”.
Com duração um pouco maior que meia hora, a atração foi executada por seis alunos novos e veteranos com mais de três anos de aprendizado, orientados pelos professores Eduardo Barros (violino), Rômulo Oliveira (guitarra), Juliermes Nascimento (saxofone), André Ribeiro (bateria) e Rafael Silva (guitarra e violão). O projeto ocorre sempre no início da manhã.
Texto e fotos: Comdecom