Coordenadoria de Comunicação (COMDECOM)

Alessandro Lubiana

Coordenador de Comunicação

O jornalista Alessandro Lubiana é formado em Comunicação Social pela Ulbra de Ji-Paraná, especialista em Liderança Corporativa pela FAG de Cascavel, Paraná. Se especializou na área de Direção em Comunicação e Publicidade Digital. É Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (SP). É Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (SC).

Alessandro Lubiana tem 20 anos de história no jornalismo de Rondônia e começou sua carreira em Ji-Paraná, trabalhou no princípio como locutor na rodoviária. Depois foi repórter policial em três emissoras de rádio em Ji-Paraná. No ano de 2000 ingressou no jornalismo impresso, onde trabalhou no jornal Correio Popular e na sequencia foi correspondente do jornal Diário da Amazônia na sucursal local.

Em 2003 começou sua longa história com a televisão. Inicialmente como apresentador da Rede Vida de Televisão em Ji-Paraná apresentando o programa Caminhos do Esporte na emissora que mais tarde chegou a gerência da emissora e apresentou o principal programa da casa, Amazônia Notícias. Neste período acumulou o cargo de assessor de impressa da Diocese de Ji-Paraná. Ainda na Rede Vida foi convidado para voltar ao rádio, desta vez pela rádio Alvorada, onde comandou com Marcos Rogerio (hoje senador) e Rose Venturini o programa Alvorada ao Vivo, mais tarde dividiu a bancada do programa com o jornalista Fábio de Souza. Logo em 2006 foi convidado para assumir a gerencia da rádio Alvorada, e em 2010 deixou a Rede Vida e assumiu a gerência do grupo SGC em Ji-Paraná, além de apresentar o programa Fala Ji-Paraná pela Rede TV Rondônia.

No ano de 2013, Alessandro Lubiana foi convidado a assumir o comando do jornalismo e do comercial de todo Grupo SGC no estado de Rondônia. No Sistema Gurgacz de Comunicação ficou até março de 2019, onde deixou o grupo como diretor geral para assumir um novo desafio. Antes de chegar a Comdecom, assumiu a coordenação de Pós-Graduação da Faculdade Católica de Rondônia onde desempenhou a função de coordenador de Marketing.

ORGONOGRAMA

Atribuições

1. Coordenar o desenvolvimento e a execução das ações de publicidade, classificadas como institucional ou de utilidade pública, de responsabilidade dos integrantes da Comdecom e que, de acordo com a Coordenadoria, exijam esforço integrado de comunicação;
2. Supervisionar o conteúdo de comunicação das ações de publicidade de responsabilidade dos integrantes do Comdecom, desenvolvidas em consonância com suas políticas, diretrizes e orientações específicas;
3. Controlar, nas ações de publicidade submetidas à sua aprovação pelos integrantes da Comdecom, a observância dos objetivos e diretrizes da comunicação do Poder Executivo Municipal quanto ao conteúdo de comunicação e aos aspectos técnicos de mídia;
4. Planejar, desenvolver e executar as ações de comunicação realizadas com recursos orçamentários alocados na Prefeitura Municipal de Porto Velho, com observância da eficiência e racionalidade na sua aplicação;
5. Coordenar negociações de parâmetros para compra de tempos e espaços publicitários de mídia pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal;
6. Aprovar os editais para a contratação de agências de propaganda que prestarão serviços de publicidade.

Tipos

As ações publicitárias de iniciativa dos integrantes da Comdecom - Coordenadoria Municipal de Comunicação Social do Poder Executivo Municipal - podem ser conceituadas como:

Publicidade de Utilidade Pública

O objetivo da Publicidade de Utilidade Pública (PUP) é divulgar direitos, produtos e serviços colocados à disposição dos cidadãos, com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios individuais ou coletivos e que melhorem a sua qualidade de vida.

Publicidade Institucional

A Publicidade Institucional é a que se destina a divulgar atos, ações, programas, obras, serviços, campanhas, metas e resultados dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, com o objetivo de atender ao princípio da publicidade, de valorizar e fortalecer as instituições públicas, de estimular a participação da sociedade no debate, no controle e na formulação de políticas públicas e de promover o Município de Porto Velho.

Publicidade Legal

A Publicidade Legal é aquela que se destina a dar conhecimento de balanços, atas, editais, decisões, avisos e de outras informações dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, com o objetivo de atender a prescrições legais.

De acordo com o disposto nestas atribuições, toda a Publicidade Legal dos órgãos, entidades e sociedades que integram o Comdecom.

Regimento interno
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Horário de Funcionamento: 08 às 18 horas (dois turnos)
Telefone: (69) 3901-3012
E-mail: prefeituracomunicacao@gmail.com

Organograma Comdecom (download - PDF)
Lei Complementar n° 323 de 02 de janeiro de 2009 (download - PDF)

logotipo da prefeitura de porto velho