Palestras e oficinas sobre folclore encantam público no Teatro Banzeiros
Educadores, músicos, representantes de faculdades e demais convidados ficaram encantados com a palestra/show e as oficinas realizadas pelo cantor e escritor mineiro Inimar dos Reis, em comemoração ao 3° aniversário do Teatro Banzeiros em Porto Velho. O evento realizado pela prefeitura, através da secretaria municipal de
Educação (Semed), aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no próprio teatro. “Ele (Inimar dos Reis) é um grande artista e tem muito a contribuir com a educação e a cultura de todo o País”, destacou a diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação, Julcira Almeida de Souza, responsável pela organização do evento voltado para o folclore brasileiro, com o título “Folias e Folguedos do Brasil”.
Um dos pontos que mais chamou a atenção do público, na opinião de Julcira, foi a forma como o artista associou música, folclore e
brincadeiras, tanto na palestra/show, quanto nas oficinas. “Ele demonstrou que educadores e alunos podem ensinar e aprender com prazer, tornando o ambiente escolar muito mais prazeroso e interativo. Ele cantou, dançou e até dramatizou”, disse.
O sucesso do artista foi tanto que a Semed resolveu repetir a dose para oportunizar um público ainda maior de educadores, artistas e convidados. A nova apresentação de Inimar dos Reis em Porto Velho está agendada para outubro, como parte das comemorações do 3° aniversário do Centro de Formação dos Profissionais da Educação. “Além de tornar as escolas
mais prazerosas, queremos desenvolver e fortalecer o folclore regional”, afirmou Julcira.
Durante a apresentação, o artista também promoveu exposição de livros e CD’s de sua autoria, que foram adquiridos pelo público. A Semed pretende incentivar a aquisição do material pelas escolas e bibliotecas municipais. Conforme Julcira, uma lei federal de 2011 torna obrigatória a associação de ensino com a cultura no ambiente escolar. “As escolas têm dois anos para se adequar a essa nova realidade, por isso decidimos trazer esse artista, um referencial que pode ajudar a nortear nossas ações”, finalizou.
Confira todas as imagens aqui.
Por Augusto José
Fotos: Medeiros
| < Anterior | Próximo > |
|---|



